sexta-feira, 7 de maio de 2010

Ideia: Ir a Barcelona

Barcelona. Para uns rival da capital, Madrid, para outros presente no top das cidades europeias mais ricas, apaixonantes e vibrantes. Quem desejar ficar a conhecer relativamente bem a cidade catalã notará que um fim-de-semana não será suficiente. De entre toda a oferta disponibilizada é inquietante eleger a maior atracção. Mesmo sendo a Sagrada Família símbolo marcante de Barcelona, a obra de Gaudí não fica por aqui, embora que, ainda não terminada. O Parque Guell, desenhado por este arquitecto catalão, é de uma beleza estonteante e inclui ainda algumas das suas peças arquitectónicas únicas, como os seus míticos mosaicos. Aqui se pode visitar também a Casa-Museu Gaudí. A sua obra estende-se à Casa Batló, ou casa dos ossos, que contenta os olhos sedentos por arquitectura moderna. Permanecendo no Passeig de Gràcia, esbarramos com a procurada e inigualável La Pedrera, ou Casa Milà. Todas estas obras de Gaudí foram consideradas Património Mundial da UNESCO.

Mas não é só de Gaudí que vive Barcelona. Passando pelo imponente Arc de Triomf dá-se entrada no Parc da Ciudadela, um local calmo, agradável, ideal para repousar da cosmopolita cidade. La Rambla é uma das mais famosas avenidas da cidade. Aqui se encontram gentes de todo o mundo, artistas de todos os engenhos, feiras de rua pertinentes, o famoso mercado de S. Josep e, no final, a deslumbrante marina. Não esquecendo, claro, da pacífica praia mediterrânica.

O Montjuic é provavelmente uma das zonas mais apelativas de Barcelona. Para além de ser uma das maiores zonas verdes da cidade, está ainda repleta de inúmeras atracções: o castelo, a fonte mágica, o Estádio Olímpico, o Jardim Botânico, diversos museus como o conceituado Joan Miró, e o sagrado Palau Real. Este Palácio Real possui uma colecção de arte incontornável, desde os mais clássicos românicos e gregos, passando pela arte medieval, barroca, contemporânea, renascimento, classicismo, ao modernismo.

Não esquecer ainda os museus mais marcantes espalhados pela cidade, como o Picasso.

Barcelona, sem nada a acrescentar, transborda cultura, beleza, magnitude, comida, saídas nocturnas, praia, paisagens verdes... Tudo aquilo o que só seria suposto encontrar em diferentes cidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário